Ranking do IT Forum Inteligência reconhece empresas que unem prática e processo para acelerar a transformação tecnológica no Brasil
A Vitru Educação, holding das marcas UniCesumar, UNIASSELVI e Rede Enem, ficou listada no prêmio “As 100+ Inovadoras no Uso de TI de 2025”. Realizado anualmente pelo IT Forum, maior plataforma de tecnologia e negócios do Brasil, o ranking é elaborado pelo IT Forum Inteligência a partir da pontuação de empresas que demonstram a melhor combinação entre processo e prática na utilização de ferramentas em busca da transformação tecnológica. O reconhecimento anual celebra, portanto, iniciativas que evidenciam o protagonismo da tecnologia no processo de inovação das empresas brasileiras. A classificação final será anunciada em cerimônia realizada em março.
Os projetos foram avaliados a partir de seis critérios principais: inovação e originalidade, impacto nos resultados de negócio, liderança da TI na inovação, complexidade e escalabilidade, sustentabilidade e responsabilidade social e aderência estratégica. A análise combina o uso de inteligência artificial (IA) e curadoria humana, composta pelo time de conteúdo do IT Forum. Dos 351 cases inscritos, os usos de Automação de Processos, Inteligência Artificial/Machine Learning e Cloud Computing dominaram entre as ferramentas mais usadas, com 68%, 66% e 63%, respectivamente, dos cases inscritos.
Para Laerte Kerber Franco, diretor de Tecnologia e Dados, Estar entre as “100+” reforça que a tecnologia é um dos pilares das estratégias da Vitru. “Estar nesse ranking é o reconhecimento de um trabalho consistente de transformação digital, sempre com foco em gerar impacto real para o negócio e, principalmente, para a experiência do aluno. Quando combinamos boas práticas, processos sólidos e tecnologia como protagonista, conseguimos acelerar a transformação e entregar mais valor para toda a companhia”, comenta.
Case de Vitru
O case premiado foi o VitruLab, o laboratório de inovação e experimentação tecnológica da Vitru que possibilita testar ideias, escalar soluções e desenvolver tecnologias que aprimoram as ações. Um deles, a SofIA, que foi desenvolvida em parceria com o Google Cloud e visa personalizar a jornada de aprendizagem dos alunos, fortalecendo a atuação como EdTech. Outro exemplo que também nasceu no VitruLab é o Agente IA Suporte a Polos, criado para apoiar a rede de mais de 2,6 mil polos e que já traz ganhos como a redução de 30% no tempo de atendimento e 80% de resolução no primeiro contato.
Prêmio Executivo de TI
No final de 2025, o It Forum também promoveu o Prêmio Executivo de TI do Ano que chegou à sua 25ª edição, um dos mais prestigiados reconhecimentos do setor de tecnologia no Brasil. No total, foram 330 projetos inscritos no prêmio, que avaliou tanto os líderes de TI das maiores empresas do país, quanto os CEOs e presidentes de fornecedores que impulsionam o setor. Ao final, foram selecionados 78 finalistas em 26 categorias, sendo 21 de Mercado e 5 de Indústria. Na categoria Educação, a Vitru Educação ficou em terceiro lugar, tendo o diretor Laerte Kerber Franco, como representante finalista.
Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies de acordo com nossa Política de Privacidade.