Vitru fica em primeiro lugar no Prêmio Valor Inovação Brasil 2025 no segmento Educação

Geral

Companhia se destaca como líder em inovação no setor educacional, impulsionando a transformação do ensino com o uso de IA e tecnologias emergentes


A Vitru Educação, por meio de suas marcas UNIASSELVI e UniCesumar, foi reconhecida como uma a empresa mais inovadora do setor educacional na 11ª edição do Prêmio Valor Inovação Brasil 2025. O resultado foi anunciado em cerimônia realizada ontem, dia 19 de agosto, em São Paulo. É a segunda vez que a empresa fica entre as top 3 na categoria. O CEO William Matos, a vice-presidente de Tecnologia e Inovação Paula Rodrigues e a diretora de Inovação Alessandra Reis representaram a Vitru na cerimônia de premiação.

Realizado pela Strategy& – consultoria estratégica da PwC – e pelo jornal Valor Econômico, o prêmio se consolidou como referência nacional em inovação ao realizar uma avaliação criteriosa das práticas inovadoras de empresas que atuam no Brasil, em 25 setores da economia. O resultado é um ranking formado por corporações que agregam processos de criação e incremento técnico constantes no cerne de suas estratégias, planos e metas. Com isso, o prêmio aponta as top 5 organizações mais inovadoras setorialmente e o ranking das 150 com as melhores práticas de inovação do Brasil.

As dez primeiras colocadas receberam o troféu Valor Inovação Brasil e as 150 empresas mais inovadoras aparecerão no anuário “Valor Inovação Brasil” do ano vigente, a ser publicado pelo Valor Econômico. No setor educacional, a Vitru se destaca pela incorporação de novas formas de impulsionar o aprendizado e transmissão de conhecimento, por meio de sua consistente atuação, demostrada pelos pilares: planejamento, execução, resultados e reconhecimento de práticas e iniciativas inovadoras.

Tecnologia que transcende infraestrutura

Paula Rodrigues, vice-presidente de Tecnologia e Inovação, comenta que na Vitru, a inovação funciona como alavanca para unir duas forças: a melhora da experiência dos estudantes e a eficiência que sustenta a longevidade do negócio, sendo estas forças sustentadas por uma cultura forte de inovação descentralizada. “Estamos investindo fortemente em Inteligência Artificial e em tecnologias emergentes para criar soluções ágeis e escaláveis, capazes de responder às demandas da educação de hoje e antecipar as do amanhã. No VitruLab, nosso Laboratório de Inovação e Experimentação Tecnológica, capacitamos as equipes a cocriar e acelerar novas soluções — desenvolvendo não apenas tecnologias, mas também abordagens pedagógicas e organizacionais que tornam a educação mais eficiente, inclusiva e conectada às necessidades do mundo moderno. 

"Para Alessandra Reis, diretora de Inovação, a inovação é uma jornada constante e estratégica na Vitru. “Estamos comprometidos em transformar a educação por meio da aplicação de novas tecnologias, com um foco especial na Inteligência Artificial, para personalizar e otimizar a experiência de aprendizado. Ao integrar IA, ferramentas avançadas de dados e metodologias ágeis, conseguimos criar um ambiente de aprendizado mais dinâmico e acessível. Acreditamos que a inovação não é apenas sobre implementar novas ferramentas, mas também sobre moldar novas formas de pensar, aprender e ensinar, impulsionando a educação para um futuro mais inclusivo e adaptável.”

Cases da Vitru

SofIA – Um dos cases inscritos no Prêmio foi a assistente de IA, a SofIA, integrante da marca UNIASSELVI, que transforma a experiência de aprendizagem. A SofIA foi criada para fornecer ao professor os insights para que ele possa intervir no momento certo, com a abordagem adequada. Em outras palavras, a tecnologia em questão funciona como um radar pedagógico, dando ao docente a capacidade de enxergar as necessidades de cada um de seus alunos, mesmo em um universo de milhares. Com isso, pode-se dizer que o impacto da SofIA é garantir que “nenhum aluno fique para trás” e nem se sinta “apenas mais um número”.

Agente IA suporte e a polos – Outro case que foi apresentado pela Vitru é o Agente IA Suporte a Polos. A iniciativa surgiu como resposta a um desafio estratégico claro: após a integração entre as marcas UniCesumar e UNIASSELVI, a companhia consolidou uma das maiores redes de ensino do país, com 2.660 polos. Essa expansão trouxe uma crescente complexidade de gestão e a necessidade de escalar o suporte de forma inteligente.

O experimento já demonstrou um impacto transformador na rotina da rede, com uma redução de 30% no tempo de atendimento e uma taxa de resolução de 80% no primeiro contato, resultando em um suporte mais ágil e eficiente para os parceiros, comprovando na prática como a tecnologia pode ser usada para potencializar a capacidade humana e fortalecer todo o ecossistema educacional.

Apostando em uma experiência de alto valor e maior autonomia para a rede, a Vitru agora avança na evolução do projeto. A visão de futuro, também em cocriação com os gestores, é o desenvolvimento de agentes ainda mais especializados: um Agente Pedagógico, focado na retenção e no apoio acadêmico, e um Agente Comercial, para nutrir leads e facilitar matrículas, consolidando a inovação como um pilar para o fortalecimento de todo o nosso ecossistema de parceiros. 

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies de acordo com nossa Política de Privacidade.