
Tema foi discutido em palestra no 30º CIAED ministrada por Paula Ferreira, diretora da EdTech da Vitru
AA transformação digital da educação a distância foi um dos destaques do 30º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED). A palestra “Edtechs e a transformação da aprendizagem na educação a distância – desafios e oportunidades”, realizada nesta quarta-feira (7) chamou atenção ao abordar o papel das tecnologias educacionais na criação de novos formatos de ensino e conteúdo digital.
As chamadas Edtechs — startups e empresas que utilizam tecnologia para resolver desafios da educação — estão redesenhando o cenário do ensino a distância, oferecendo soluções inovadoras que tornam o aprendizado mais acessível, personalizado e eficaz. Plataformas com inteligência artificial, gamificação, realidade aumentada e vídeos interativos são algumas das ferramentas utilizadas para engajar estudantes e melhorar os índices de aprendizagem.
Durante o painel, a diretora da EdTech da Vitru Educação, Paula Ferreira, destacou que o crescimento dessas empresas reflete uma demanda cada vez maior por conteúdos de qualidade e escaláveis:
“As Edtechs oferecem recursos que facilitam a produção de materiais didáticos de alta qualidade, acessíveis a diferentes públicos e adaptados às necessidades de cada estudante. Essa inovação na produção de conteúdo é fundamental para ampliar o alcance da educação e melhorar os resultados de aprendizagem."
O crescimento da EAD após a pandemia de Covid-19 também foi apontado por Paula como um fator de aceleração do setor.
“Com a expansão do ensino on-line, instituições de ensino, empresas e governos passaram a buscar soluções tecnológicas que possam oferecer conteúdos de qualidade de forma escalável e acessível”.
Nesse novo cenário, as Edtechs têm se consolidado como parceiras-chave na oferta de soluções para os desafios contemporâneos da educação. “Essa sinergia impulsiona a inovação contínua na produção de conteúdo, tornando-se uma oportunidade de negócios com grande potencial de crescimento”, afirmou a diretora da EdTech da Vitru.
A executiva também destacou a importância de se garantir qualidade e efetividade nos materiais produzidos:
“Estudos avaliam aspectos como interatividade, usabilidade, adaptação às diferentes formas de aprendizagem e impacto na retenção do conhecimento.” Para ela, “essas análises ajudam a orientar o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas, garantindo que o conteúdo seja não apenas inovador, mas também pedagógica e didaticamente eficaz”.
Com um mercado em plena expansão, o setor de Edtechs representa uma oportunidade concreta de modernização e democratização do ensino.
“As empresas que investem em pesquisa e desenvolvimento de conteúdo digital têm a oportunidade de liderar essa transformação, oferecendo soluções que atendam às demandas de um público cada vez mais conectado e exigente”, conclui Paula.
Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies de acordo com nossa Política de Privacidade.