Ação premiada, chamada “Hub de Transformação”, incentiva o espírito inovador entre os colaboradores
A vice-presidente de Gente & Cultura da Vitru, Waleska Cunha, foi premiada na noite desta terça-feira (03/12) no prêmio “RH do Ano”, realizado pela revista “Você RH”. Ela conquistou o bronze na categoria “Inovação Por Todos”, que avalia as melhores práticas de incentivo à inovação para todos os funcionários, com ação que incentiva a transformação da empresa partindo dos próprios colaboradores.
O prêmio “RH do Ano” foi criado em 2025 para reconhecer os líderes do setor que mais têm feito a diferença na gestão de pessoas no Brasil. Participam líderes de recursos humanos que tenham, no mínimo, sete anos de experiência na função e que trabalhem em organizações com pelo menos 500 funcionários.
A premiação é correalizada pelo Great Place To Work (GPTW), a maior autoridade do mundo corporativo quando o assunto é cultura organizacional, e pela EXEC, a principal consultoria brasileira em capital humano.
O troféu foi conquistado com o “Hub de Transformação”, parte da Vitru Academy, que visa incentivar o espírito inovador entre os colaboradores. O Hub é estruturado em três etapas complementares: “Eu Agente Transformador”, que desperta a consciência individual para a inovação; “Eu Resolvedor de Problemas”, que estimula a execução e a ação prática; e “Eu Construtor de Futuros”, que promove a antecipação de oportunidades e a construção de cenários futuros.
“Este case é especial para a área de Gente & Cultura, porque tirou a inovação do discurso e a colocou na prática diária de uma companhia com cerca de 10 mil colaboradores que atende mais de 1 milhão de alunos. Em 2024, a companhia lançou os conteúdos da primeira fase e, agora, em 2025, o programa evoluiu, com a introdução dos módulos de Letramento Digital, de Metodologias de Solução de Problemas e de Construção de Futuros, fortalecendo ainda mais a nossa cultura de inovação contínua”, explica Waleska.
O Hub já soma mais de 32 mil acessos às trilhas. Um dos principais efeitos é a crescente participação dos colaboradores no Programa de Ideias da empresa, que já soma mais de 900 ideias, com 197 delas já implementadas e com resultados mensurados, que vão de melhorias de processo a novas experiências para o aluno. A última edição registrou o recorde de 365 participantes.
“Isso só é possível porque descentralizamos o empreendedorismo interno, fortalecemos a tomada de decisão orientada por dados e cultivamos segurança psicológica para experimentar, aprender e escalar o que funciona. Tenho orgulho de ver esse ciclo, pautado na cultura, capacitação e execução, sustentando nossa performance hoje e preparando a Vitru para o amanhã”, destaca a executiva.
This website uses cookies to offer you a better browsing experience. To continue using this website you agree with the use of cookies and with our Privacy Policy.